Sumaya Máttar Dermatologista Dicas Cuidados com a maquiagem

Cuidados com a maquiagem

A maquiagem está presente na rotina das mulheres. Hoje temos uma gama de produtos que se adequam para todas as ocasiões: do dia a dia às produções noturnas mais elaboradas.

Além de embelezar, a maquiagem ajuda a esconder pequenas imperfeições da pele como manchasespinhasrosáceasardasolheiras e também a ressaltar pontos fortes do nosso rosto.

Mas para todo esse trabalho ter um bom resultado é preciso seguir uma série de cuidados com a sua pele para que ela esteja sempre bem cuidada, bonita e viçosa.

 

Como usar

Antes de começar a aplicar a maquiagem, é importante limpar a pele usando um produto adequado para o seu tipo. Em seguida, aplicar o hidratante. Neste passo, também é importante ter o produto certo, pois assim evita-se intensificar a oleosidade ou o ressecamento.

O terceiro passo, após limpar e hidratar, é aplicar o protetor solar. Faça chuva ou sol, o filtro nunca deve ser dispensado. Ele vai proteger a sua pele dos efeitos da radiação solar e ajudar a mantê-la saudável e longe do envelhecimento precoce.

.

.

Agora sua pele está pronta para receber a maquiagem. Invista em produtos de qualidade e nunca use os que passaram da validade. Hoje existem cosméticos dermatológicos que tratam a pele enquanto maquiam. Procure seu dermatologista para uma indicação segura para você.

 

Como esconder

Alguns pacientes sofrem com os efeitos de alguns problemas de pele como rosácea (pele vermelha), acne, machas escuras (melasma), sardas, olheiras e etc. A maquiagem pode ser uma aliada neste quesito, pois com os produtos certos é possível esconder esses efeitos e uniformizar a pele.

Os corretivos coloridos são produtos excelentes para disfarçar esses probleminhas. Cada cor funciona na maquiagem anulando a cor que lhe é oposta no círculo cromático. Veja na imagem abaixo como cada cor anula um efeito específico na pele.

 

.

Para uniformizar a pele, a base é importante já que ela vai igualar o tom do rosto e deixá-lo com aspecto natural. Depois, é só finalizar com os demais produtos como blush, rímel e batom.

 

Como remover

No dia-a-dia ou depois do glamour, a maquiagem precisa ser retirada. Dormir com resquícios de maquiagem pode levar a obstrução dos poros, causando as temidas olheiras, além do aumento da oleosidade, resultando na aparição de cravos e espinhas. Por isso, o removedor é um aliado quando o quesito é saúde e beleza da pele.

Siga o passo a passo abaixo:

  • Umedeça o algodão em um removedor de maquiagem (de acordo com o seu tipo de pele) e aplique-o delicadamente em todo o rosto. Se a maquiagem for “pesada” repita o processo;
  • Depois, remova a maquiagem dos olhos que merecem uma atenção especial – e talvez um removedor próprio para esta área – para evitar irritação e para que os cílios não se desprendam.

 

 

  • Use também o algodão para o contorno dos olhos, e uma haste de algodão flexível para remover a máscara de cílios, apoiando com o dedo;
  • Termine o processo lavando o rosto com o sabonete ou outro produto de limpeza adequado para seu tipo de pele.

Outro produto para fazer a limpeza da pele e remover a maquiagem é a água micelar, um produto multifuncional: é demaquilante, higienizador e tônico. Sua composição tem partículas solúveis em óleo e em água que geram micelas: essas absorvem e eliminam as partículas de impurezas e da maquiagem sem agredir a barreira de proteção natural da pele, mantendo seu equilíbrio fisiológico e o pH natural. Um produto fácil de usar e excelente para manter a pele bem cuidada.

 

Como conservar

Se você guarda sua maquiagem no banheiro, saiba que este é o pior lugar para conservá-la. O local tem muita umidade e grande variação de temperatura. Escolha um local seco e longe do calor. Evite também carregar toda a maquiagem em nécessaires dentro da bolsa. Leve apenas os produtos essenciais para retocar ao longo do dia.

 

 

limpeza dos pinceis de maquiagem também é fundamental para a saúde da pele. As cerdas acumulam os restos de produtos e cria-se o ambiente perfeito para as bactérias que, uma vez em contato com o rosto, podem provocar alergias e acne (surgimento de cravos e espinhas).

Em média, recomenda-se lavar os pinceis de 15 em 15 dias. Hoje, existem produtos próprios para a higienização ou você pode usar shampoo neutro, água e uma toalha limpa. Com esses cuidados seus pinceis podem durar anos.