Olheira: Cuidados e como tratar

Muitas pessoas sofrem com a olheira: algumas com mais intensidade que outras, mas o assunto sempre gera identificação.

 

As olheiras surgem devido à alta concentração de melanina (pigmento que dá cor à pele e também provoca manchas) ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos. Outros fatores como cansaço, alergias, exposição ao sol e noites mal dormidas influenciam no aparecimento e na intensidade do problema.

Incidência

A olheira pode estar presente em qualquer idade, raça ou sexo. Os árabes e indianos são os que têm mais predisposição. Pessoas com microvarizes nas pernas ou vasinhos no rosto (Rosácea) têm mais chance de desenvolver esse quadro. Com o passar dos anos, perdemos gordura sob a pele e esta torna-se mais flácida, formando ou acentuando ainda mais as olheiras.

Tipos de Olheira

– Olheira PIGMENTAR

A olheira pigmentar surge por causa do excesso de depósito do pigmento melanina na pele, o que provoca uma coloração amarronzada. O tratamento indicado para este tipo de olheira é o Laser CO2 Fracionado.

 

– Olheiras VASCULAR

A olheira VASCULAR tem aparência arroxeada e aparece por causa do aumento ou da dilatação dos vasos sanguíneos na região em torno dos olhos. Para este caso é indicado o tratamento com Luz Intensa Pulsada.

 

– FALSA Olheira

A FALSA olheira é assim chamada quando há uma alteração de relevo na pálpebra inferior, formando um sulco abaixo dos olhos ou quando os olhos são profundos, formando uma sombra: em ambas as situações a área parece ser mais escura. O problema é resolvido pelo Preenchimento com Ácido Hialurônico, que uniformiza a área e tira a impressão de profundidade.

 

Como evitar a olheira

Além dos tratamentos cosmiátricos mencionados acima, é fundamental ter hábitos saudáveis que vão contribuir para uma pele mais bonita e sem olheira.

Tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, privação de sono e estresse também podem desencadear essas marcas por influenciarem diretamente na circulação sanguínea do corpo todo. Tratar as alergias respiratórias (rinite e sinusite, por exemplo) adequadamente também é importante para evitar o surgimento ou a piora do quadro. E tem mais: não tirar a maquiagem da região dos olhos adequadamente é outro fator que pode aumentá-las.

Como disfarçar a olheira

A maquiagem é uma aliada poderosa na hora de disfarçar manchas, olheiras e outras imperfeições na pele.

Usando o círculo cromático e suas cores, a indústria da beleza criou os corretivos coloridos. Cada cor funciona na maquiagem anulando a cor que lhe é oposta no círculo cromático. Confira na imagem as cores de corretivo que você pode usar para deixar a pele bonita e uniforme.

Além da maquiagem existem truques caseiros que ajudam a amenizar a aparência das olheiras no dia a dia. A camomila é um excelente antioxidante e anti-inflamatório natural: 15 minutinhos de compressa do chá gelado sobre os olhos já alivia o aspecto das olheiras.

A bolsa de gel resfriada também é uma ótima opção, pois demora mais a esquentar; ajuda a desinchar a área e a contrair os vasinhos da região, amenizando as olheiras.