Processo de envelhecimento da face

É impossível congelar o tempo, mas pode-se reduzir os efeitos da sua passagem tendo uma vida saudável, alimentando-se bem, evitando cigarro e sol, fazendo exercícios físicos, hidratando e protegendo a pele.

Além disso, temos ao nosso alcance procedimentos não cirúrgicos que atenuam os sinais do tempo, proporcionando resultados naturais e satisfatórios, aumentando a autoestima do homem e da mulher.

Fatores do envelhecimento

O envelhecimento facial se dá por:

  • Formação das rugas de expressão devido à contração frequente dos músculos;
  • Surgimento de rugas estáticas: aquelas que não desaparecem mesmo com o rosto em repouso;
  • Perda de gordura da pele e abaixo dela (coxim adiposo), e com isso a face perde volume em algumas áreas como as “maçãs do rosto”;
  • Diminuição gradativa da estrutura óssea, que resulta em falta de sustentação da pele;
  • Perda de colágeno e elastina que dão elasticidade e tonicidade à pele, resultando em mais flacidez;

 

Todos estes fatores deixam uma aparência cansada e envelhecida.

Rugas de expressão

Ao conversar, rir, chorar ou fazer qualquer expressão facial, os músculos da face se contraem. Com o passar dos anos formam-se rugas em função destes movimentos repetitivos, que são chamadas rugas dinâmicas ou rugas de expressão: os vincos entre as sobrancelhas que nos deixam com aspecto bravo, as linhas da testa, os pés-de-galinha e outras. No início, elas só são percebidas quando há a contração do músculo, porém mais tarde elas vão se tornando nítidas mesmo com o rosto em repouso.

outros tratamentos

Previous slide
Next slide

continua abaixo lendo sobre o assunto da página

Rugas estáticas

As rugas estáticas da face são aquelas visíveis mesmo com o rosto em repouso e podem surgir em consequência de rugas de expressão não tratadas, mas também em função das alterações de textura e firmeza da pele: a produção de colágeno e elastina começa a declinar por volta dos 25 anos, diminuindo gradativamente com o passar dos anos.

Perda do contorno facial

A perda gradativa de gordura, osso e colágeno levam ao “desabamento” da pele, que se acumula na parte inferior do rosto, modificando o seu contorno. Também leva à formação de áreas côncavas onde antes eram planas ou convexas, resultando numa face mais envelhecida.

Os compartimentos de gordura que temos sob a pele – responsáveis por parte do volume do rosto – diminuem, deixando sobras de pele. Por ser dividida em compartimentos, como mostra a figura abaixo, é importante que o preenchimento seja realizado por um um médico habilitado, pois só ele saberá exatamente onde é preciso preencher para que o resultado fique natural.

 

Os tratamentos

As rugas de expressão são tratadas pela Toxina Botulínica (conhecida como “Botox®”). O Preenchimento trata as rugas estáticas e os sulcos. O Laser e o Microagulhamento melhoram as manchas, estrias, flacidez, as cicatrizes e também as rugas estáticas. O Ácido Poliláctico – Sculptra® é um estimulador de colágeno que repõe volume onde este foi perdido. O Peeling Químico e a Luz Intensa Pulsada tratam, particularmente, as alterações de cor e de textura.