Sumaya Máttar Dermatologista Dicas Porque as unhas encravam

Porque as unhas encravam?

A escleroterapia, conhecida popularmente como “aplicação de vasinhos”, é um tratamento feito através da injeção de pequena, genética, predisposição pessoal ou corte errado.

O sintoma principal é a dor: a unha passa a incomodar dentro do sapato, quando apertamos o dedo, ao andar, ao calçar uma meia e, nos casos mais graves, com o simples toque do lençol. A princípio este é o primeiro sintoma que observamos, mas em seguida vem a inflamação. A pele em torno da unha fica vermelha, inchada e quente, podendo até sangrar e drenar pus.

Quando há dor na região da unha, a tendência de todos é querer “desencravar” a unha, o que é um grande erro: fazendo isso você inflama mais o local e faz com que a unha encrave verdadeiramente. Muitas vezes a dor que se sente é apenas porque a pele foi muito removida ou porque se usou um calçado inadequado. Se a dor persistir, o correto é procurar um dermatologista que te indicará o melhor tratamento.

.

Como evitar unha encravada

A unha deve ser cortada sempre reta: não se deve nunca cortar os cantos da unha, porque isso favorece a ocupação deste espaço pela pele ao seu redor. Como a unha é mais dura, ao voltar a crescer ela penetra na pele causando dor e inflamação.

.

.

Você também pode prevenir a unha encravada evitando lesões na pele em torno dela: ao remover a pele, faça-o delicadamente, sem aprofundar o alicate ou a tesoura.

Outras dicas são:

  • Tente amaciar a unha usando hidratantes, como o creme de ureia;
  • Coloque o pé afetado em um balde com água morna e sal, por 15 minutos ao dia;
  • Procurar um podólogo para que, com uma órtese, consiga deixar a unha mais plana. Se para aliviar a dor, ele cortar um pedaço do canto da unha, os sintomas podem voltar com mais intensidade depois de um tempo;
  • Se o problema persistir por 15 dias, procure o médico. Muitas vezes ele consegue evitar a cirurgia com orientações adequadas e tratamento medicamentoso, se for o caso, mas em determinados caso o tratamento será uma pequena cirurgia.

.

Cuidados na manicure

Tenha o seu próprio kit para levar à manicure. Os acessórios indispensáveis são: cortador de unha, alicate de cutícula, lixa descartável, lixa para polir, palitinhos, esmalte (o pincel também pode transmitir fungos), base, óleo secante, extra brilho e toalha.

.

.

Por maior que sejam os cuidados do local onde você faz as unhas, é mais seguro ter seus próprios acessórios: você pode adquirir desde uma micose até uma hepatite B ou doenças ainda mais graves. Evite ainda lixar a planta do pé, pois isso engrossa ainda mais a pele e acumula restos de lixa ou da pedra pomes, podendo proliferar fungos e bactérias. Cuide-se e tenha unhas saudáveis e bonitas sempre.