Sumaya Máttar - Tratamento - Sculptra banner

Ácido Poli-L-láctico (Sculptra®)

Cuidar da pele e mantê-la firme e bonita é o desejo de muitos homens e mulheres. Atualmente é possível amenizar os efeitos do envelhecimento da pele com procedimentos estéticos não cirúrgicos, como é o caso da aplicação do Ácido Poli-L-láctico (Sculptra®).

A partir dos 30 anos, a produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele, começa a diminuir. Assim, começamos a notar o surgimento de rugas, flacidez e perda de contorno facial.  

As mulheres são as que mais sofrem com esta perda, pois contam com uma quantidade menor de colágeno, quando comparadas aos homens.

O Ácido Poli-L-láctico (Sculptra®) é um bioestimulador de colágeno, totalmente absorvível pelo organismo que, ao ser aplicado na pele, estimula a produção de colágeno nas camadas profundas dessa, dando sustentação, firmeza e melhorando a textura. O resultado é uma aparência mais juvenil, descansada e que dura por cerca de dois anos.

Reposição de colágeno

O colágeno é uma proteína que está presente em quase todos os nossos órgãos, mas se concentra principalmente na pele, ossos e tendões, dando sustentação e elasticidade aos tecidos.

Ele é produzido pelo organismo e não é uma proteína completa, não sendo necessária a suplementação extra na alimentação. Porém estudos mostram que a partir dos 25 anos já é possível notar a redução na sua produção, o que leva à diminuição da elasticidade da pele, denunciando os sinais do processo de envelhecimento.

A suplementação de colágeno hidrolisado pode ajudar a prevenir a flacidez da pele; no entanto, se essa flacidez já estiver instalada, o mais eficaz será fazer o estímulo direto da produção de colágeno pela pele com tratamentos como Lasers e, principalmente, o Microagulhamento (Indução Percutânea de Colágeno) e a aplicação de ácido poliláctico (Sculptra®).

Aplicação do (Sculptra®)

O procedimento é minimamente invasivo e não cirúrgico. A aplicação é feita na pele através de um pequeno orifício de agulha. Para a introdução do produto pode ser usada uma microcânula ou a própria agulha. A atuação da substancia é de dentro para fora, fazendo o estímulo da produção do novo colágeno.

O Ácido Poli-L-láctico (Sculptra®) é um produto importado e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Food and Drug Administration (FDA), órgão norte americano. No Brasil, ele já é usado há mais de 10 anos e conhecido pela comunidade médica por sua eficácia e segurança para o paciente.

Indicações

O tratamento é indicado para pacientes que buscam por um procedimento eficaz de rejuvenescimento: combate a flacidez, reposição de volume, melhora do contorno facial e firmeza e estrutura da pele.

Além disso, o tratamento com Ácido Poli-L-láctico (Sculptra®) pode ser utilizado no corpo também, para combater flacidez e tratar áreas onde há depressões, como no caso de lipoatrofia ginóide (“celulite”) mais profunda.

O tratamento

O tratamento consiste em média de três sessões com intervalo de 30 a 60 dias entre elas. O procedimento é realizado no consultório pelo próprio dermatologista, seguindo todos os padrões de higiene e assepsia recomendados.

Benefícios e resultados

Segundo dados de um estudo americano feito com 200 pacientes tratados com Ácido Poli-L-láctico (Sculptra®) e publicado no Aesthetic Surgery Journal em 2011, 86,3% dos pacientes submetidos ao tratamento com Sculptra® estavam satisfeitos com os resultados.

Os resultados são graduais e começam a aparecer a partir da 3ª semana após a primeira sessão, sendo principalmente mais visíveis após seis meses. Devido ao seu mecanismo de ação, os resultados são duradouros e percebidos por até 25 meses ou mais.

Outros tratamentos